Linha de pesquisa

Ensaio Clínico Randomizado, Duplo-Cego, Controlado com Placebo, para Avaliar o Efeito da N-Acetilcisteína no Tratamento dos Transtornos por Uso de Álcool e Cocaína

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar se a NAC quando usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional do transtorno por uso de álcool e transtorno por uso de cocaína/crack aumenta a adesão ao tratamento.
Objetivos específicos: Verificar se pacientes com diagnóstico de transtorno por uso de álcool ou transtorno por uso de cocaína/crack apresentam:
- modificações no percentual de tempo de abstinência nos primeiros 30 dias pós-alta quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- modificação no tempo de internação hospitalar quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- modificação no funcionamento global, social e ocupacional quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- modificação nos testes neuropsicológicos quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- modificação nos níveis séricos de neurotrofinas, marcadores inflamatórios e marcadores de estresse oxidativo e se estão associados com a resposta terapêutica quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- verificar se há diferença na resposta ao tratamento de acordo com polimorfismos presentes em genes codificadores envolvidos com a neurotransmissão glutamatérgica, gabaérgica e dopaminérgica em pacientes com diagnóstico de transtorno por uso de álcool ou transtorno por uso de cocaína/crack.

Investigadores principais:

Lisia von Diemen, Flavio Pechansky

Equipe de pesquisa:

Financiadores:

SENAD

Início do projeto:

Janeiro de 2016

Término do projeto:

Julho de 2020

Rua Professor Álvaro Alvim, 400;
CEP 90420-020;
Cidade: Porto Alegre;
UF: Rio Grande do Sul

Telefone: 51 33596472

O Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) se localiza no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e está vinculado ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Horário de funcionamento: 9:00 - 17h