Linha de pesquisa

Preditores Clínicos, Biológicos e Psicossociais da Recaída Precoce em Usuários de Crack

Resumo

O objetivo principal é avaliar fatores clínicos, biológicos e psicossociais preditores de recaída ou abandono de tratamento precoce em 200 usuários de crack após internação em unidade de tratamento de dependência química em hospital geral.
Os objetivos específicos são: Avaliar se os parâmetros obtidos através da testagem neuropsicológicas e as funções executivas estão associados com recaída ou abandono de tratamento 30 dias após alta hospitalar. Verificar se há associação entre os níveis de BDNF, estresse oxidativo e NPY na internação e após desintoxicação e as taxas de recaída ou abandono de tratamento 30 dias após alta hospitalar. Avaliar a associação de variáveis demográficas, comorbidades psiquiátricas e transtornos de personalidade com recaída precoce ou abandono precoce de tratamento. Avaliar a associação de outras variáveis como gravidade de dependência, impulsividade, vínculo parental, agressividade e abstinência de cocaína estão associados com recaída ou abandono de tratamento 30 dias após alta hospitalar.

Investigadores principais:

Lisia von Diemen

Equipe de pesquisa:

Financiadores:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Fundo de Incentivo à Pesquisa e Eventos HCPA

Início do projeto:

Abril de 2014

Término do projeto:

Dezembro de 2023

Rua Professor Álvaro Alvim, 400;
CEP 90420-020;
Cidade: Porto Alegre;
UF: Rio Grande do Sul

Telefone: 51 33596472

O Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) se localiza no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e está vinculado ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Horário de funcionamento: 9:00 - 17h