Linha de pesquisa

Projeto Cocaínas Fumáveis na Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. Estudo Multicêntrico sobre Alterações da Função Cerebral em Usuários de Crack

Resumo

Está bem descrito na literatura as consequências do consumo de cocaína inalada, no entanto, pouco se sabe sobre o crack, que pode ser potencialmente mais agressivo e danoso ao organismo. Não se sabe, especificamente, quais as estruturas e funções cerebrais são, de fato, acometidas nestes usuários. Além disso, não se tem evidências consistentes em relação às especificidades das alterações cognitivas, no que se refere aos tipos de funções mais prejudicadas. Estudos de seguimento são muito escassos, em parte devido à baixa adesão que os usuários de crack apresentam aos tratamentos propostos e às altas taxas de recaída precoce. Os danos neurocognitivos causados pela droga ainda não estão bem documentados e podem ter uma implicação importante nessas taxas, visto que as terapias propostas são, em sua maioria, cognitivo- comportamentais.
A relevância deste estudo concentra-se na investigação dos aspectos neuropsicológicos e neuroanatômicos em usuários de crack, a partir de uma amostra recrutada em 4 países da América do Sul, possibilitando uma visão ampliada da problemática. O estudo tem como centro principal o Hospital de Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidad de la República. Montevidéu, Uruguai. Chile: O estudo será conduzido no Hospital Clínico Universidad de Chile. Argentina: O estudo será conduzido no Hospital Fernandez , Serviço de Toxicologia.

Investigadores principais:

Felix Kessler

Equipe de pesquisa:

Felipe Ornell

Financiadores:

Organizacao dos Estados Americanos – Auxílio financeiro.

Início do projeto:

Término do projeto:

Rua Professor Álvaro Alvim, 400;
CEP 90420-020;
Cidade: Porto Alegre;
UF: Rio Grande do Sul

Telefone: 51 33596472

O Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) se localiza no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e está vinculado ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Horário de funcionamento: 9:00 - 17h