Rua Professor Álvaro Alvim, 400;
CEP 90420-020;
Cidade: Porto Alegre;
UF: Rio Grande do Sul

Telefone: 51 33596472

O Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) se localiza no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e está vinculado ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Horário de funcionamento: 9:00 - 17h

Linhas de pesquisa do CPAD

Atualmente, as linhas de pesquisa do Centro são divididas em três eixos:

Eixo 1 – Modelos de prevenção e tratamento de usuários de álcool e outras drogas

Contempla o desenvolvimento de novas tecnologias e o conhecimento e adaptação de estratégias de prevenção, avaliação, abordagens terapêuticas e reinserção social de usuários de acordo com a realidade e necessidades específicas de serviços da rede de assistência.

Núcleos de Pesquisa

Eixo 2 – Trânsito, impulsividade e Substâncias Psicoativas

Esta linha é ativa em produzir e analisar dados epidemiológicos e laboratoriais sobre o impacto do uso de álcool e outras drogas em diferentes cenários de consumo e exposição – além do efeito da impulsividade e tomada de decisão no ato de dirigir, frequentemente em colaboração com investigadores nacionais e do exterior, visando translação dos achados para subsidiar ações preventivas e políticas públicas.

 Eixo 3 – Marcadores clínico-biológicos

Esta linha desenvolve estudos que avaliam técnicas inovadoras para tratamento de usuários de álcool e drogas em diferentes fases de recuperação, a partir da compreensão de comorbidades psiquiátricas e dano neuronal em usuários de álcool e outras drogas.