O Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) se localiza no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e está vinculado ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Rua Professor Álvaro Alvim, 400;
CEP 90420-020;
Cidade: Porto Alegre;
UF: Rio Grande do Sul

51- 33596472

Telefone
Horário de funcionamento: 9:00 - 17h

Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional em Álcool e Outras Drogas é uma formação stricto sensu de caráter interdisciplinar. A finalidade do curso é a formação qualificada de profissionais no campo do uso e abuso das substâncias psicoativas, com ênfase em estratégias de prevenção e de tratamento da dependência, visando a atuação e a disseminação do conhecimento na rede básica de saúde e de assistência social. O principal diferencial da formação é o intercâmbio para treinamento em serviço, em caráter de imersão, nas atividades do Centro Colaborador em Álcool e Outras Drogas HCPA. Dentre os Mestrados Profissionais existentes na área de Medicina II, este programa foi o único a atingir a nota 4 (nota máxima=5) da CAPES na avaliação quadrienal de 2017.

Público-alvo: gestores e profissionais que atuam na área de políticas sobre drogas ou nas redes de saúde e assistência social, oriundos de diferentes áreas, tais como: medicina, psicologia, enfermagem, serviço social, terapia ocupacional, entre outras.

Corpo Docente: é composto por professores do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS, Serviço de Adição do HCPA, profissionais que atuam na Unidade Álvaro Alvim, além de convidados externos que abordam temas específicos.

Docentes Permanentes

Docentes Colaboradores

Processo seletivo

Os eventuais candidatos interessados devem passar por um processo seletivo divulgado anualmente por edital, que normalmente consta de quatro etapas: (1) avaliação do currículo lattes, (2)anteprojeto (2) prova escrita e (3) entrevista.

 

 

CARACTERÍSTICAS

 

Total de Créditos para Titulação: 18 (dezoito) créditos em disciplinas a serem realizadas ao longo de três semestres (270 horas/aula).

Créditos adicionais para titulação: 1 crédito em estágio obrigatório (15 horas/aula) e 4 créditos em atividades de supervisão e elaboração do trabalho final (60 horas/aula).

Carga horária total para titulação: 375 horas/aula.

 

Descrição sintética do esquema de oferta do curso: está constituído por disciplinas obrigatórias, optativas, trabalho de conclusão e outras atividades de enfoque teórico-prático. Há um bloco de formação geral obrigatório que totaliza 8 (oito) créditos, o qual é composto por disciplinas que oferecem conhecimentos mínimos nas áreas de concentração e disciplinas que instrumentalizam o trabalho de conclusão. Além dos créditos obrigatórios, o aluno deverá cursar outros 10 (dez) créditos em disciplinas eletivas, de interesse individual do aluno, de acordo com seu projeto de trabalho de conclusão e/ou área de interesse especial em que pretenda se aprofundar. As atividades práticas são articuladas no escopo de cada disciplina com a equipe do Serviço de Psiquiatria de Adição da unidade Álvaro Alvim do HCPA. Ao final do curso, cada aluno produz um trabalho de conclusão, a ser apresentado em defesa pública.

O Curso tem a duração mínima de 12 (doze) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses. As aulas presenciais são, em geral, quinzenais e ocorrem as sextas e sábados, ao longo de três semestres.

Disciplinas ofertadas