Linha de pesquisa
Ensaio Clínico Randomizado, Duplo-Cego, Controlado com Placebo, para Avaliar o Efeito da N-Acetilcisteína no Tratamento dos Transtornos por Uso de Álcool e Cocaína
Resumo
O objetivo deste estudo é verificar se a NAC quando usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional do transtorno por uso de álcool e transtorno por uso de cocaína/crack aumenta a adesão ao tratamento.
Objetivos específicos: Verificar se pacientes com diagnóstico de transtorno por uso de álcool ou transtorno por uso de cocaína/crack apresentam:
- modificações no percentual de tempo de abstinência nos primeiros 30 dias pós-alta quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- modificação no tempo de internação hospitalar quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- modificação no funcionamento global, social e ocupacional quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- modificação nos testes neuropsicológicos quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- modificação nos níveis séricos de neurotrofinas, marcadores inflamatórios e marcadores de estresse oxidativo e se estão associados com a resposta terapêutica quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- verificar se há diferença na resposta ao tratamento de acordo com polimorfismos presentes em genes codificadores envolvidos com a neurotransmissão glutamatérgica, gabaérgica e dopaminérgica em pacientes com diagnóstico de transtorno por uso de álcool ou transtorno por uso de cocaína/crack.